SCIAT - SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS

O Seminário de Ciências Atmosféricas (SCIAT) é um evento acadêmico instituído pelo Centro Acadêmico de Ciências Atmosféricas (CA²), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com o propósito de mostrar aos discentes as oportunidades e possibilidades que essa área proporciona, além de suas aplicações e tecnologias desenvolvidas.

Os estudos meteorológicos são fundamentais para o avanço do país, visto que são responsáveis por muitos fatores que interferem no desenvolvimento da sociedade, como, por exemplo: a previsão de desastres naturais, sucesso de safras agrícolas, distribuição de água e energia elétrica, ondas de frio e calor que afetam o turismo e a saúde da população, poluição, entre outros.

SEBIEN - SEMANA DE BIOENGENHARIA

A Semana de Bioengenharia (SEBIEN) é instituída pelo Centro Acadêmico de Engenharia de Bioprocessos (CAEBP), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), possuindo como propósito a exposição de conteúdos que abrangem diversas vertentes responsáveis por fazer avanços em benefício à qualidade de vida do ser humano e à preservação do meio ambiente. Dessa forma, auxilia no desenvolvimento de uma ampla visão de possibilidades da Engenharia dentro do âmbito acadêmico e na comunidade. Além disso, providencia a oportunidade do estreitamento da relação aluno-empresa; da apresentação dos diversos campos de atuação e oferece o aperfeiçoamento acadêmico da área.

SEGUS - SEMINÁRIO DE GESTÃO E USO DA ÁGUA

O Seminário de Gestão e Uso da Água (SEGUS) é um evento acadêmico instituído pelo Centro Acadêmico de Engenharia Hídrica (CAEHD), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e tem o propósito de apresentar aos graduandos diversos temas referentes aos recursos hídricos, atualidades, atribuições do engenheiro hídrico, perspectivas do mercado de trabalho, e, por meio de palestras, minicursos e outras atividades, proporciona aos discentes um grande diferencial na área dos recursos hídricos.

SEMEQ - SEMINÁRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA

O Seminário da Engenharia Química (SemEQ) é um evento acadêmico instituído pelo Centro Acadêmico de Engenharia Química (CAEQ), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e tem o propósito de apresentar uma abordagem inovadora, aproximando os graduandos dessa área á realidade da Indústria de Processos Químicos e das tecnologias envolvidas. Dessa forma, sabe-se que essa postura é um grande diferencial visto que, atualmente, muitas e variadas empresas focam na conservação ambiental e no tratamento de resíduos como alternativas para uma melhor utilização dos recursos naturais. Sendo assim, os discentes poderão adquirir conhecimento técnico e aplicado, o que valorizará não só a formação técnica, mas, também, a formação pessoal.

SEMSU - SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE

O Seminário de Sustentabilidade (SemSu) é um evento acadêmico instituído pelo Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), e tem o propósito de promover palestras, minicursos e debates nas áreas de atuação do Engenheiro Ambiental, apoiando iniciativas relacionadas à busca de uma consciência sustentável e ecológica inovadora. Partindo desses ideais, auxilia no aperfeiçoamento dos discentes no âmbito profissional, social e pessoal.

SETES - SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA E EDIFICAÇÕES

O Seminário de Tecnologia e Edificações (SETES) é um evento acadêmico instituído pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAECI), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Destinado aos alunos da graduação de Engenharia Civil, tem o propósito de disponibilizar aos discentes mais informações sobre o curso e, por conseguinte, oferecer uma formação diferenciada com assuntos não abordados em sala de aula, expandindo o conhecimento dos participantes no que se refere ao mercado de trabalho, por meio de palestras de grandes empresas do ramo ou então engenheiros responsáveis por grandes e diferenciadas construções.

SSBIO - SEMANA DE SEMINÁRIOS BIOLÓGICOS

A Semana de Seminários Biológicos (SSBIO) é um evento acadêmico instituído pelo Centro Acadêmico de Biologia (CABIO), com auxílio dos professores atuantes no curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A semana tem o propósito de promover discussões, palestras e minicurso que auxiliem na formação profissional, ética e social dos participantes. A área da biologia é fascinante, visto que é a ciência que explica os fenômenos ligados à vida e à sua origem e tudo que nos cerca.